Imagina se ele fosse retratar uma pessoa: "Olha o passarinho! Só mais um pouquinho! Olha o passarinho mais 14 horinhas!"
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Aí é que a fotografia entra no cinema: era preciso o filme para poder fazer... filmes!
Algum tempo depois, os irmãos Lumière vão fazer a primeira sessão de cinema em Paris, capital da França: era a invenção do cinematógrafo, uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento. Isso aconteceu no maravilhoso ano de 1895, o ano em que nasceu o cinema.
Fotografia em Cinema nada mais é do que o princípio da Fotografia convencional aplicado à sétima arte (em inglês, chama-se Cinematography). Tudo que deve ser observado por um fotógrafo profissional em seu trabalho também deve ser feito pelo Diretor de Fotografia, que é a pessoa responsável por ajustar a câmera, envolvendo aí lentes, posicionamento, composição, antes de uma cena ser feita. Por isso, é imprescindível que ele trabalhe lado a lado com o Diretor do filme, que é quem vai lhe passar as instruções de como algo deve ser mostrado na tela. Mas talvez a principal característica da Fotografia seja mesmo o equilíbrio de luz. É o básico. Sombras, preto e branco, cores estouradas, seja o que for. Dominar a luz é fundamental para que uma foto/cena fique boa. E como um filme nada mais é do que uma série de fotografias colocadas em movimento contínuo (daí o termo motion picture), nada mais natural que os mesmos cuidados técnicos sejam tomados, de preferência, por um profissional da área. Não é a toa que existem associações específicas para fotógrafos de cinema e categorias separadas em premiações como o Oscar. Assim, quando apenas a Fotografia de um filme é elogiada, provavelmente é porque as imagens valem mais do que a história, por exemplo.
A fotografia de um filme é a parte que trabalha com coisas como a iluminação, as lentes das câmeras, a utilização das cores, os ângulos de filmagem para o melhor enquadramento das cenas, tudo isso associado para captar com a maior precisão possível a dramaticidade das cenas, os sentimentos dos personagens e a estética do filme como um todo.
Por exemplo, nos filmes de terror você já deve ter percebido que o escuro é um recurso bastante utilizado. Assim se faz porque sabemos muito bem que o medo (a marca registrada do gênero) está relacionado ao escuro. Portanto, o diretor de fotografia manipula a iluminação de determinadas cenas, diminuindo-a, de forma a transmitir ao espectador o sentimento de medo do personagem.
As tecnologias
Porém, em termos de cinema, uma nova tecnologia que já começa a se tornar realidade promete multiplicar por cinco a qualidade de definição das imagens digitais. Trata-se do cinema 4K, a melhor resolução possível até o momento para captação e exibição de imagens digitais.Embora o avanço da tecnologia digital seja mais visível nas telas dos cinemas a cada dia, a maioria das grandes produções do cinema norte-americano ainda prefere captar as imagens utilizando os filmes em película 35 mm.
A tecnologia 4K propõe algo bem acima do que você se acostumou a ver. Com ela, a resolução de captação e de exibição salta para impressionantes 4096x2160 pixels de resolução – definição cinco vezes maior do que a melhor das telas de cinema em 2K.
Para se ter uma ideia em 1952, nos Estados Unidos, foi exibido o primeiro filme em 3D nos cinemas. Claro, nada como é apresentado nas modernas salas de hoje em dia, mas a experiência de ter a impressão de ver as imagens saindo da tela. Lembre-se que o efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Logo, na captação, devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as oscilações na imagem, deixando a composição mais realista.
A terceira dimensão não existe, é apenas uma ilusão da sua mente. Literalmente
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