quarta-feira, 13 de março de 2013

Foto Gravura

Gravura é uma imagem que representa algo, como pintura, desenhos, relevos... O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material com a qual é feita. A mais antiga delas para produzir gravuras é a xilogravura. Seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana (a matriz, que geralmente é de madeira) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão sobre essa folha, a imagem é transferida para o papel.

Alguns dos principais artistas que “trouxeram” a gravura para a tradição ocidental formam um grupo denominado “Mestres da gravura”, entre os séculos XV a terceiras década do XVIII que iniciaram a arte da gravura dentro da tradição ocidental. As principais técnicas utilizadas nesse período eram a xilogravura, a gravura em metal e água-forte. Raramente as gravuras eram feitas em papel.

Vários artistas europeus, como Albrecht Dürer, Rembrandt e Francisco Goya trabalharam com gravura. A fama internacional desses artistas, na época em que viveram, veio principalmente de suas gravuras, que eram mais populares que suas pinturas. Hoje em dia ocorre o oposto: museus e galerias popularizaram suas pinturas, já as gravuras, por razões de conservação, são raramente exibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário